O Centro UNESCO Aldeia das Ciências, em Évora, em parceria com a câmara, está a disponibilizar à população, na Praça do Giraldo, bicicletas que, quando utilizadas, produzem energia para iluminar a árvore de Natal e ajudam ao funcionamento do som nas ruas do centro histórico.
"Esta é uma maneira de as pessoas, com a sua energia, iluminarem a árvore de Natal e as colunas do som. Com os movimentos das bicicletas, gera-se energia que, depois, é acumulada numa bateria e usada nos fins que quisermos", explicou Hugo Carrasco, do Centro UNESCO Aldeia das Ciências.
Segundo a Câmara de Évora, estão a ser desenvolvidos contactos com alguns ginásios da cidade para a eventual realização de aulas neste 'stand' instalado na Praça de Giraldo, contribuindo assim para a produção de energia a custo zero.
A Aldeia das Ciências foi criada em 2008 pela AJPRA – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Cultural e Educativo, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o objetivo de promover o exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em relação à água, ao ambiente e desenvolvimento sustentável.